top of page
Resiência LM

Vila Madalena | São Paulo- SP | Ano Projeto 2003_2017

Essa casa assobradada de dois pavimentos em uma charmosa vila foi reformada em duas etapas. Na primeira logo que a casa foi comprada e segunda mais recente.

A cozinha, despensa e a copa eram compartimentadas e possuiam pouca ventilação e iluminação. Havia muita perda de espaço pela quantidade de portas e isolava os fundos da casa e a edícula.

Os ambientes foram totalmente abertos, a copa deu lugar a sala de jantar e a pequena cozinha com vários acessos, duas despensas e a copa, ficou maior e recebeu caixilhos altos laterais para rua da vila, além de uma abertura generosa para sala de jantar. Assim cozinha e sala de jantar ficaram mais ventiladas e iluminadas. Nos dois ambientes foram instaladas portas de correr de ferro, similar aos caixilhos existentes na residencial, projeto original da vila.  Todo o térreo da casa foi integrado.

Na segunda etapa mais recente ainda existia uma necessidade de ampliar a sala de estar, que era separada da entrada por uma parede que deixava o ambiente estreito, dificultando a arrumação dos moveis. A retirada dessa parede implicaria no reforço estrutural, já que a casa antiga tem seu alicerce nas paredes de tijolo maciço. Foi feito um reforço na fundação e instalado um perfil metálico. Uma grande bancada de concreto armado aparente foi moldado em loco e serve de estante e banco ao mesmo tempo. A sala ganhou espaço para a teve e o estar.

Os revestimentos escolhidos remetem a lembrança afetiva, madeira, piso de cimento e ladrilho hidráulico. Na primeira reforma uma das paredes de tijolo foi deixada sem reboco, tomando partido das cores e formatos vibrantes. O aspecto de  oxidação presente no aço da estrutura foi preservada, foi aplicado resina para interromper a ferrugem. Números de serie da viga foram cuidadosamente deixados a vista. O branco nas alvenarias clareiam e ampliam o ambiente, além de deixar o protagonismo das cores para moveis e demais revestimentos presentes na reforma.

bottom of page